top of page

APRESENTAÇÃO

 Crédito/direito sobre a imagem: Profaª Valéria Weigel.

O Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (SEINPE) é um evento realizado desde de 1999, que se encontra em sua décima sexta edição. É uma ação estruturada como atividade curricular do PPGE, que visa discutir e evidenciar questões educativas relevantes e atuais no cenário nacional e local, com ênfase aos resultados das investigações que são derivadas de componentes socioculturais diversificados, complexos e heterogêneos, mergulhados numa dialética de paradoxos próprios das sociedades marcadas pelos antagonismos sociais, como a Região Amazônica.

Em 2018, a XVII edição do Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-graduação em Educação contemplará, de maneira integrada a sua programação, o I Encontro Pan-Amazônico de Educação – EPAED, e terá como Tema: Educação, Política e Ciência na Pan-Amazônia. O encontro reconhece a necessidade do diálogo e da interlocução com os processos formativos no campo da Educação que se desenvolvem no interior da Amazônia. Assim, a iniciativa rompe limites e isolamentos geográficos nacionais e nos aproximam no campo da identidade cultural amazônica, com o intuito de fortalecer parcerias com as universidades, principalmente de países como a Venezuela, o Peru e a Colômbia.

A XVII edição do SEINPE e também do I EPAED correrá nos dias 26, 27 e 28 de março de 2018 e busca consolidar como parte do calendário anual das grandes discussões regionais e nacionais do campo educativo. Desse modo, o SEINPE é realizado a partir de 2017 na última semana do mês de março possibilitando aos pesquisadores de distintas regiões e nacionalidades a organização prévia de sua participação.

A importância do SEINPE vincula-se à trajetória do próprio PPGE, pois até 2001 era o primeiro e único programa de Pós-Graduação em toda Região Norte do Brasil. Desse modo, o evento busca articular as discussões e pesquisas desenvolvidas às linhas de pesquisa que acabam por compor os quatro grandes eixos temáticos em torno dos quais organizamos toda a programação. Assim, os quatro eixos temáticos apresentam-se com base na seguinte proposta: Processos Educativos e Identidades Amazônicas; Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; Formação e Práxis do (a) educador (a) frente aos desafios amazônicos; Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico. 

O uso dos eixos temático não deve ofuscar a grande âncora de abrigo temático do PPGE que se apresenta na ênfase das questões da Amazônia, referente aos processos de formação de profissionais qualificados para uma atuação relevante no desenvolvimento social e formação humana das futuras gerações da Região Amazônica.

Além da formação do professor-pesquisador, o evento contará com sessões coordenadas, apresentação de pôsteres, comunicação oral e palestras de especialistas em educação. Em 2018 a XVII edição do evento suscitará a reflexão sobre a  relação entra ciência, política de pesquisa e a formação de professores e pesquisadores no âmbito da Pan-Amazônia, buscando fortalecer o diálogo com universidades, pesquisadores e estudantes na região.

bottom of page